• Otorrinolaringologia /
  • Resfriado
diferença entre resfriado e gripe

RESFRIADO

Estou sempre resfriado. E agora?

Algumas pessoas acabam ficando resfriadas com frequência, muito mais que seus amigos ou familiares.

Basta mudar a temperatura ambiente, se expor ao frio um pouco mais intenso, esquecer de levar o casaco num dia frio ou simplesmente tomar um sorvete ou uma bebida um pouco mais gelada, e pronto, os sintomas do resfriado já aparecem

Muitos pacientes comentam que não podem pegar um vento mais frio e estarem sem agasalho que os sintomas do resfriado já aparecem

Os sintomas do resfriado como a coriza, congestão nasal, espirros e dor de garganta costumam ser leves e autolimitados, mas em alguns episódios podem evoluir para um quadro infeccioso que requer acompanhamento médico.

O resfriado é uma inflamação da mucosa das vias aéreas superiores, principalmente da mucosa nasal, causada por vírus.

Geralmente são quadros leves que melhoram espontaneamente ou com remédios caseiros e analgésicos comuns.

Um resfriado prolongado e com sintomas mais exuberantes, pode acabar evoluindo para um quadro de sinusite, otite ou amigdalite. Estes quadros são mais comuns no inverno devido a proliferação viral e o convívio em ambientes fechados. Crianças pequenas e os idosos são os que têm mais chance de complicação nos quadros de resfriado.

Muitos casos melhoram com orientações gerais e cuidados com os hábitos principalmente no período do inverno.

No entanto, algumas deficiências imunológicas podem estar atrás destes quadros de resfriado de repetição. O médico especialista vai saber quando suspeitar de algo a mais e iniciar uma investigação ou um tratamento preventivo.

Alguns sinais chamam atenção que uma alteração sistêmica pode estar presente como as “ites” de repetição (otite, sinusite, amigdalite) e pneumonia, uso de antibióticos algumas vezes no ano, diarreia crônica e de perda de peso.

Estes casos merecem uma avaliação detalhada da imunidade e algumas vezes podem se beneficiar com um tratamento preventivo já antes do no início do inverno.

Procure orientação médica se este for o seu caso ou de alguém da sua família!