• Otorrinolaringologia /
  • Lavagem Nasal
benefícios da lavagem nasal dra. Adriane Zonato médica otorrino

LAVAGEM NASAL

Lavar o nariz nunca foi tão valorizado!

Cada vez mais as evidências científicas mostram os benefícios da lavagem nasal nos quadro de RINITE, SINUSITE, RESFRIADO e gripe, ou simplesmente nos quadro de ressecamento nasal em climas secos ou por uso de ar condicionado.
O próprio nariz tem um sistema “autolimpante” formado pela mucosa nasal e pelos cílios que varrem os vírus e bactérias, assim como o muco nasal e as substâncias irritativas.

A lavagem nasal vai ajudar o nariz nesta tarefa de auto limpeza, aumentando a ação dos cílios.

Esta lavagem pode ser muito eficaz, mas precisa ser realizada da forma correta e com segurança. Uma boa lavagem nasal pode trazer vários benefícios:
● Limpa o muco do nariz, fazendo com que a medicação nasal seja mais eficaz;
● Limpa alérgenos do nariz, reduzindo os quadros de rinite;
● Limpa bactérias e vírus do nariz, diminuindo infecções; e
● Diminuiu o inchaço do nariz, aumentando a passagem de ar.

Os sprays convencionais de soro fisiológico comprados nas farmácias tem um baixo volume de líquido e por isso tem uma ação mais de hidratar a mucosa nasal do que lavar o nariz.

São mais indicados para os casos leves de rinite e RESSECAMENTO NASAL. Já para os casos de sinusite e rinite persistente, a lavagem nasal de alto volume é mais indicada.

Deve-se utilizar uma solução salina (água salgada) que pode ser o soro fisiológico 0.9% comprado nas farmácias, soro caseiro ou sachês que vem pronto para misturar na água.

Nunca usar água pura, aquela lavagem no chuveiro na palma da mão, pois esta água não é salinizada e pode irritar a mucosa nasal. O soro utilizado precisa ser agradável para o nariz e para o paladar.

A água para fazer o soro caseiro ou misturar com o sachê precisa ser de boa qualidade, sem micro-organismos que podem vir na água da torneira, então deve-se usar água filtrada, fervida ou mineral. A temperatura morna-fria é mais agradável e fisiológica para o nariz!

Existem muitas receitas de soro caseiro, porém nem todas estão corretas ou são agradáveis de usar.

A receita de soro caseiro para lavagem nasal que eu recomendo é esta:
● 250mL de água filtrada, fervida ou mineral (temperatura morna ou ambiente);
● 1 colher de café bem rasa de sal; e
● 1/4 colher de café de bicarbonato de sódio.

Existem várias formas de fazer a lavagem nasal, usando diferentes dispositivos como spray nasal ou frascos de pressão. Converse com o médico especialista para lhe orientar a encontrar o melhor método para você.

Lavando o nariz de forma rotineira, você provavelmente vai usar menos remédio para controlar sua rinite e os quadros de resfriado.