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Medicina do Sono

"A principal função do sono é repor a energia do cérebro e do corpo, para um bom funcionamento de ambos durante o dia. Mesmo havendo diferenças no padrão de sono entre as pessoas, todos precisam dormir em quantidade suficiente e com qualidade."
dra Adriane Zonato

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Insônia

A insônia pode ser caracterizada por dormir menos do que se precisa ou por um sono que não descansa. Na maioria dos casos, ocorre dificuldade para iniciar o sono ou para manter o sono.


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Ronco

Ronco é o som produzido na garganta durante o sono que ocorre por um estreitamento da via aérea superior, podendo ser em qualquer local desde o nariz até a laringe.

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Apneia

A Apneia Obstrutiva do Sono ocorre quando o indivíduo tem interrupções/paradas da respiração durante o sono, em decorrência de um estreitamento exagerado ou da completa obstrução da garganta.

Saiba mais

Polissonografia é o principal exame para avaliar os distúrbios do sono.
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Dicas para dormir bem

dicas para dormir bem

Refeições

Procure fazer refeições leves a noite, e quanto mais cedo, melhor.

Luz

Prefira ambientes com pouca luminosidade a noite, use luz indireta e fraca, tipo abajur.

Televisão

Assista TV na sala e não no quarto de dormir, e de preferência, sentado e não deitado.

Horários

Tenha rotina, procure deitar e levantar nos mesmos horários, inclusive nos finais de semana e feriados.

Para dormir bem, evite

Cafeína e Cigarro


Evite o consumo de bebidas e comidas que contenham “cafeína” após as 17 horas. Evite fumar a noite, a nicotina tem efeito estimulante.


Álcool


Evite o consumo de álcool a noite. A sedação causada pelo álcool é passageira, o sono será de má qualidade. O álcool piora o quadro de ronco e de apneia obstrutiva do sono.

Computador


Desligue o computador, tablete e celular pelo menos 30 minutos antes de deitar.

Exercícios


Evite exercício físico intenso no início da noite, ele pode ter um efeito estimulante e atrasar o início do sono. Quanto mais distante da hora de dormir, melhor!

dra Adriane Zonato

CRM 14488 | RQE 18050

Livro "Sono e Saúde"

por dra Adriane Zonato

dra Adriane Zonato livro sono e saúde



É um livro direcionado inicialmente ao público leigo, porém pode ser útil, também, a profissionais médicos (aqueles não especialistas em medicina do sono) e a todos os profissionais da área da saúde (dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros e terapeutas em geral). O objetivo é ajudar o leitor a dormir melhor e mostrar a importância do sono na manutenção da saúde. O sono é apresentado como um instrumento para se viver bem e melhor!


Os temas abordados no livro incluem: aspectos biológicos do sono (os principais conceitos e as diferenças entre os indivíduos), consequências das noites mal dormidas, descontrole do ritmo natural de sono (síndrome do viajante), dicas para dormir melhor, cuidados com o ambiente de dormir, principais distúrbios do sono (como insônia, ronco e apnéia obstrutiva do sono), sono no adolescente, sono na terdeira idade, transtornos do sono específicos da mulher, doenças que interferem no sono, problemas emocionais que interferem no sono e a importância do bem-estar e sua relação com o sono.


Distribuído por AB Editora